ACOMPANHE AQUI O CORONAVÍRUS AO MINUTO

PortugalActualizado: Loading...
Casos Geral0
Total de Óbitos0
Novos Casos0
Novos Óbitos0
PortugalActualizado: Loading...
Casos Geral0
Novos Casos0
Total de Óbitos0
Novos Óbitos0
Nisia Martins

Nisia Martins

Diretora Geral

Siga-nos

Teletrabalho: conheça as principais vantagens e desvantagens

O mundo está a viver um momento que é totalmente novo para a história das empresas, o trabalho em home office, também conhecido por teletrabalho,  trabalho remoto ou trabalho à distância. Diversos setores da economia tiveram de se adaptar a essa nova modalidade.

Uma mudança inesperada como essa, é sempre impactante, mas com algumas sugestões pode ser mais fácil passar por esta fase.

O teletrabalho, tem suas vantagens como passar mais tempo em casa, mas é preciso que seja ser usado de forma correta.

Menos custos para ambas as partes.

Muitas empresas têm o receio que os trabalhadores em regime de teletrabalho sejam mais descurados nas suas funções, como diz o ditado “patrão fora, dia santo na loja”.

Assim como, muitos colaboradores são resistentes às tecnologias, preferindo um modelo arcaico onde tem de se deslocar até a empresa todos os dias.

Porém, há inúmeros benefícios que podem vir carregados de oportunidades. Que podem ir desde a parte de gestão de pessoas até a organização financeira, assuntos que são relevantes atualmente.

O teletrabalho ajuda na redução de custos, quando falamos em escritório, o mais marcante nessa redução de custos é relacionado os custos fixos que a empresa tem como o custo de manutenção do ambiente corporativo, luz, água, telefone, produtos de limpeza e etc, em relação aos trabalhadores poupam em combustível, portagens, estacionamento e refeições.

De facto, essa redução que uma empresa pode ter, se torna um dos maiores benefícios do teletrabalho. Além de melhorar a produtividade durante o dia a dia.

Isolamento e menos relações profissionais

Um dos grandes “inconvenientes” dos trabalhadores em regime de teletrabalho prende-se com alguma solidão. Trabalhando a partir de casa está, inevitavelmente, privado do contacto social com os seus colegas. Mesmo que comunique muito frequentemente através de plataformas de videoconferência é inevitável sentir-se menos conectado com os seus colegas de trabalho.

O investimento em recursos tecnológicos é importante durante o teletrabalho.

Todas os ramos de trabalho, desde escritório até uma loja de roupas que deseja entrar no mercado online precisa, por exemplo de  investir em tecnologia, ou seja, boas ferramentas de trabalho que faz o teletrabalho render e trazer agilidade nas tarefas diárias.

Com computadores e notebooks eficientes e os softwares devidamente atualizados para acompanhar a rotina, o teletrabalho funciona melhor. De facto, a eficiência é um dos pontos que um bom gestor busca nos dias de hoje.

Em vez do colaborador usar o próprio computador, deve ter acesso a um computador da empresa para que o funcionário proceda ao seu trabalho.

Este é um dos pequenos detalhes que proporcionam mais conforto e melhoram a rotina de trabalho dos colaboradores é muito importante.

A empresa tem os recursos tecnológicos melhores, portanto, deve fornecer esses recursos para que seu funcionário trabalhe da melhor maneira possível.

De certo modo, o teletrabalho não é apenas liberar o trabalho e esperar que os funcionários entreguem. É preciso construir uma rotina para que o serviço flua, mesmo em casa. Como 90% de tudo é feito online, é preciso utilizar toda e qualquer plataforma que ajude a organizar essa rotina.

Evite distrações. Mesmo a trabalhar remotamente, é preciso atenção.

Como dissemos acima, o teletrabalho é algo totalmente novo existem casos onde se tem filhos, cão, gato ou alguma distração e é preciso estabelecer alguns limites.

Com crianças, por exemplo é extremamente complicado estar em teletrabalho e necessário estabelecer estes limites. Embora esteja em casa, ainda é um funcionário que precisa cumprir o horário de trabalho e executar as suas tarefas.

A produtividade cai quando o funcionário passa a resolver problemas pessoais durante o dia de trabalho. Neste caso, é preciso prestar atenção na sua rotina, para que não acabe o dia e não conseguiu executar as suas tarefas diárias por distrações.

Mantenha seu local de trabalho arrumado e organizado

Muitas pessoas usam a desculpa de não estar no escritório para não organizar sua mesa. Pelo contrário, é preciso manter a organização mesmo que esteja a executar o trabalho de forma remota.

Se no escritório a organização era primordial, manter essa rotina em casa também. Isso pode ajudar durante o dia a dia, com uma mesa mais organizada é possível encontrar os documentos importantes mais rápido.

Maior distanciamento das chefias

“Longe da vista, longe do coração”. O distanciamento das chefias pode ter algumas consequências no seu percurso profissional. Os trabalhadores em regime de teletrabalho podem correr o risco de serem colocados em segundo plano relativamente a promoções ou à mobilidade interna na empresa.

Torne a sua rotina mais produtiva

“Saia” do escritório no final do dia de trabalho.

É preciso separar o tempo correto de descanso. Em alguns casos, pessoas que estão em trabalho remoto, acabam a trabalhar mais do que se estivessem no escritório.

De certo modo, isso acaba por prejudicar trazendo mais cansaço físico e mental, já que trabalha ainda mais. O certo é terminar a rotina e sair do seu escritório, mesmo ele seja na própria casa.

Terminou a rotina de trabalho? Ótimo, encerre as atividades, desligue o computador e faça algo que te agrade. Para ter sucesso, não é preciso trabalhar 24 horas por dia, sem descanso.

Pelo contrário, descansar a mente é o que torna o trabalho ainda mais produtivo, já que é possível entender melhor os problemas com a cabeça descansada.

Cultura e valores da empresa

A cultura de uma empresa e valores de uma empresa é algo que muitas vezes só se consegue transmitir caso o trabalhador partilhe o mesmo espaço físico que os seus colegas e chefias. O inevitável distanciamento dos trabalhadores em regime de teletrabalho pode contribuir para uma despersonalização do trabalho.

Independentemente da sua opinião acerca do teletrabalho, o mercado de trabalho mudou e a vontade de “flexibilidade laboral”, seja através da flexibilização do horário de trabalho, prestação laboral em teletrabalho ou qualquer outra, são hoje tidas por muitos trabalhadores como um ponto essencial na escolha de um emprego.

Share on facebook
Facebook
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

NEWSLETTERS

Receba todos os dias os principais destaques no seu email.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Contacto

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Acesso ao Dashboard